domingo, 2 de setembro de 2018

Enjoos e náuseas na gravidez: 10 dicas para evitá-las

Náuseas! Para todas as grávidas esta palavra é sinônimo de desconforto implacável, vômitos, perda de peso e desagrado pela comida. 
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Em suma, um verdadeiro problema que pode persistir até o final do terceiro mês. Embora cada grávida é diferente, é muito comum ter náuseas durante a gravidez. 

Na maioria das mulheres, os sintomas começam a melhorar após a 12 ª semana de gestação; mas essa luz no final do túnel pode parecer demasiado distante no início da gravidez. Apenas uma pequena porcentagem de mulheres continuam a ter esses episódios desagradáveis ​​durante os nove meses. A única coisa positiva sobre isso é que é um sinal de uma gravidez saudável.
Quais são as causas? 

Ainda são desconhecidos os mecanismos e as causas que as produzem. Sua origem é bastante misteriosa. São os hormônios? O relaxamento muscular do estômago? É a falta de vitamina B6? Alguns especialistas até defendem uma origem psicológica.

Os odores

O sentido do olfato de uma mulher grávida muda durante as primeiras semanas de gravidez, tornando-se muito mais sensível. Assim, alguns cheiros ​​que antes eram agradáveis ou não tinham nenhuma consequência particular, agora torna-se realmente irritante atingindo a causar náuseas. 
O seu iogurte favorito, seu perfume habitual ou o cheiro de tinta fresca pode ser agora verdadeiros pesadelos.

Os hormônios 

As mulheres grávidas estão sujeitas a alterações hormonais, cujos efeitos são sentidos desde o início da gravidez e também pode levar a alterações de humor e ânsias e náuseas. Os níveis hormonais de mulheres com gêmeos ou trigêmeos é maior, por isso é mais provável que tenham náuseas.

Outra teoria

Alguns pesquisadores expõem outra hipótese. Segundo eles as náuseas estão associados a um mecanismo de defesa antigo do nosso corpo para proteger-se da ingestão de venenos. Mas, devido à variedade de alimentos disponíveis para nós, não é de estranhar que este sistema de proteção foi desequilibrado e rejeite alimentos saudáveis.

Note-se que a fome e a fadiga pode agravar a situação. As náuseas ocorrem geralmente pela manhã, ao acordar ou quando muda de posição.
 
Como combatê-los

Existem vários métodos para ajudar a prevenir as náuseas da gravidez: experimentá-los para descobrir qual é o que funciona melhor para você.

-Mudanças na dieta: Tem sido demonstrado que algumas refeições pequenas e ricas em proteínas podem ajudar a reduzir as náuseas. Experimente alimentos diferentes para encontrar o que melhor se tolerar. Talvez você deve evitar alimentos picantes, por exemplo. É importante levar uma mordida no tempo entre um ataque de náuseas e outro para neutralizar a perda de peso. Também tome muitos líquidos.
- Medicação: Há uma série de medicamentos úteis para aliviar as náuseas da gravidez. A coisa mais importante é tratá-la precocemente, em vez de suportar contra todas as probabilidades. A demora no tratamento pode permitir que o vômito torna-se mais grave com o tempo. 
Peça orientação ao seu medico para lhe receitar algo e lembre-se JAMAIS tom e medicamentos seu a prescrição do medico.


10 dicas úteis

Antes de procurar um "remédio" infalível, você deve encontrar o que exatamente faz com que você  tenha náuseas e vômitos, para tentar evita-lo. Mas se eles persistem e são difíceis de suportar, o seu médico poderá ajudá-la. Enquanto isso acontece ou antes de chegar a esta solução, recomendamos que você experimente estes truques:

1.  Levante-se como uma rainha: Se você tem náuseas de manhã, beba um copo de água, coma uma bolacha e tome o seu tempo para se levantar, espere pelo menos 15 minutos na cama antes de colocar o pé no chão. Na verdade o ideal é tomar o pequeno-almoço na cama a base de hidratos de carbono, proteínas e açúcares lentos (bolachas, pão, frutas ...). Agora tem uma ótima desculpa para que lhe levem o pequeno-almoço! Caso contrário, sempre pode deixar algo preparado na noite anterior ao lado da cama. E também, reduz o chá e suprima o cafe, porque revira o estômago.
 
2.   Coma muitas vezes: Não, não é que você tenha que estar todo o dia comendo, mas é melhor ter uma náusea com o estômago cheio. Faça três refeições não muito grandes e dois lanches. Como petisco coma uma maçã, uma banana, um par de fatias de fiambre, frutos secos, bolachas de água ou pão integral. Evite os alimentos com alto teor de gordura, difícil de digerir, alimentos fritos e alimentos picantes. 
Quando terminar de comer atrase não escove os dentes imediatamente após, porque pode causar vômitos.

3. Respire fundo: A simples respiração de ar limpo pode combater efetivamente a náusea. Sempre que seja possível dorme com a janela aberta para o ar fresco entrar enquanto você dorme. Vai observar a diferença quando acordar!

4.  Compre limões: Corte um limão ao meio e inalado quando comece a ter náuseas ou  bebe sumo de limão natural com um pouco de açúcar ou água mineral com um pouco de sumo de limão.

5.   Tome a costume de  tomar infusões: Pode escolher os ingredientes que goste mais ou que lhe agrade nesse momento. As mais eficazes? De anis, casca de laranja ou folhas de hortelã.

6.   Beba refrigerantes,sem abusar: Coca cola (de preferência sem cafeína), soda ou refrigerante com bolhas, consumido em pequenas quantidades pode ser útil para uma melhor digestão.


7.    Água em todos os momentos: Beba de 10 a 12 copos de água durante todo o dia. E molhe seu rosto de vez em quando com uma toalha úmida.

8.   Gengibre, um novo aliado: A Organização Mundial de Saúde reconheceu os benefícios do uso tradicional de raiz de gengibre para evitar náuseas e vômitos  devidas ao estado de gestação. Em qualquer caso, devem ser consumidos com moderação. Pode tomar gengibre seco, sem exceder 2 g por dia. Também o pode comer fresco, 2 g de gengibre seco correspondente a 10 g de fresco. Coma-o em pequenas mordidas, sugando ou bebendo-o como um chá ou até mesmo pode usá-lo desfiado para saladas e pratos.

9.Relaxe. Mova-se devagar e evite movimentos bruscos. Descanse várias vezes no dia, deitada com um travesseiro sob a cabeça e outra por baixo das pernas. Fique sentada por um tempo depois de comer, a gravidade ajuda a manter a comida no estômago.

10.Vá a um especialista: Se nenhum dos truques caseiros  funcionar e não encontrar a solução consulte seu ginecologista, ele pode prescrever medicação. Se preferir tratamentos alternativos, você pode usar a homeopatia ou acupunctura.

Fonte: Todopapas

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